ESTAREI PRESENTE

Revista Digital

#EUAPOIOAVINDA
free counters
União de Blogueiros Evangélicos

Online


19 de maio de 2011

Do Trágico ao Sublime


Jonas e Érica

Posso dizer que a cidade está consternada com o acidente que aconteceu ontem (dia 18), na BR 101, próximo à Teolândia, com nossos irmãos em Cristo Jonas, Érica e Késia.
Primeiro porque são pai e filha morrendo de uma só vez. E depois porque estavam voltando de uma viagem onde cuidavam dos preparativos para a cerimônia de casamento da Érica(19anos) que aconteceria no próximo sábado. A Késia (quase 2 anos) era sobrinha do noivo e  daminha de honra, a qual tinham ido buscar  para os preparativos.

Nosso irmão Jonas Queiroz(43 anos) congregava na Assembléia de Deus com sua família  e era Secretário de Transportes da Prefeitura. Era uma pessoa  bastante popular e um irmão muito amado.
Taperoá é uma pequena e pacífica cidade de cerca de 20 mil habitantes. E,  também por isso, o impacto da tragédia é maior.

Acordei pensando em uma inquietação que está no coração de muitas pessoas neste dia: “Como Deus pode permitir uma tragédia destas e justamente com pessoas que decidiram entregar as suas vidas para Jesus?”

Este tipo de questionamento tem se tornado cada vez mais comum. Até os menos crédulos costumam responsabilizar Deus quando o mal acontece livremente pelo mundo.
Por que Deus permite o sofrimento?
A pergunta não soa apenas como o desalento de quem está sofrendo com o fato acontecido, mas também como uma sentença de acusação contra o próprio Deus.

Quero falar um pouco sobre isto. Não que Deus precise de defesa...

Deus permite as tragédias mesmo. Permite até as catástrofes. As nossas perdas... Mas tem duas coisas bem mais graves que Ele também permite:  que o homem peque e que o homem vá para o inferno.
Por mais estranho que pareça, estas duas coisas são piores que todas as tragédias que possam  acontecer.
Usarei um tom grave sim, porque Deus também tem nos falado muito seriamente com este acontecimento.


A perda e a dor são muito grandes.
Chega a ser absurda para a nossa irmã Iara que é a viúva e a mãe. Ela até ontem sonhava e cuidava do casamento de sua filha. Iria junto na viagem, mas ficou para esperar as flores encomendadas. Agora teria que enterrar os seus amados.
Conversamos um pouco. O seu coração está dilacerado. Mas ela tem algo maior dentro de si que a fará sobreviver: a esperança em Cristo e em Sua Palavra.

Muitos ponderaram: “Deus bem que poderia ter esperado um momento mais propício para levá-los para Si. Bem que poderia fazer isto de forma menos dolorosa. Ele poderia ter evitado o acidente”.
MAS NÃO O FEZ.

A morte é um fato. Está ordenado aos homens morrerem uma só vez, e vindo depois disso o juízo” (Hb 9:27).

HÁ UMA SENTENÇA DE MORTE SOBRE CADA HOMEM, MULHER, CRIANÇA, IDOSO, POBRE, RICO, BRANCO, NEGRO, AMARELO, SOLTEIRO, CASADO, CRENTE, DESCRENTE, HETERO OU NÃO... SOBRE TODO SER HUMANO PESA ESTA CERTEZA: Um dia morreremos.
Não está escrito na Bíblia porque meio ou circunstância esta sentença será cumprida na vida de cada um. MAS SERÁ.


... Pausa para ir ao sepultamento...



Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, porque ali se vê o fim de todos os homens; e os vivos o aplicam ao seu coração. (Ec. 7:2)


Impressionante a multidão que acompanhou o cortejo fúnebre! Nem as Marchas Para Jesus que fizemos atraíram tanta gente assim! Havia cerca de cinco mil pessoas impactadas. O sentimento do povo parecia unânime: “Por que, oh Deus?”

Podemos tirar lições importantes deste acontecimento:

- Deus pode interromper qualquer plano, projeto ou compromisso na terra. Ele é soberano.

Você pode ter passado no Vestibular e estar indo para o seu primeiro dia de aula. Pode estar grávida. Pode ter terminado de construir sua casa nova. Pode estar de férias com sua família. Pode estar indo em uma missão salvar vidas. Pode ter conseguido um emprego. Pode estar indo para a viagem dos seus sonhos. Pode estar se preparando para o seu casamento ou qualquer outra situação que lhe seja de grande importância. DEUS PODE DAR POR FINDA A SUA EXISTÊNCIA.


Ele exerce poder sobre seu viver ou seu morrer e ponto. No entanto, Ele não faz isso porque seja mal ou estraga-prazeres. Ele é simplesmente o DONO DA VIDA. E determinou a cada pessoa um tempo de vida sobre a terra.


- Se é certo que tenho um tempo de vida determinado, o que estou fazendo com ela?
 Só você pode responder esta pergunta.

- Só se pode viver de duas formas: para Deus ou para si mesmo.
É justamente por isso que Deus não te impede de pecar. Se você vive para si, logo não tem compromisso com Deus e Ele não tem com você. Você está entregue a si mesmo e se guia por sua própria razão e vontade. Porém, você continua tendo um tempo determinado de vida sobre a terra e não anula a Lei soberana de Deus, estando sujeito a ela.

No entanto, se você decide viver para Deus, ganha um Pai, recebe uma nova direção de vida e se guia por Sua Lei. Submete-se ao governo de Jesus, ganha direitos e herança. Continua tendo um tempo determinado de vida na terra, mas ganha o direito a uma eternidade com o seu Pai Soberano. Pois, já em vida, é inocentado e ao passar pelo tribunal tanto o seu advogado quando o juiz já tem em mãos o documento que atesta a sua inocência.

- Toda pessoa está sujeita às consequências de suas escolhas.
Quando disse que Deus permite que você vá para o inferno, falei a mais pura verdade.
TODA PESSOA MORRERÁ. DEPOIS DA MORTE, TODA PESSOA ENFRENTARÁ JULGAMENTO. E julgamento tem a ver com leis, mandamentos,  infração às leis, juiz, promotor, advogado, tribunal e sentença.

Tenta imaginar este tribunal depois de tua morte. Qual a lei a ser observada? Como você poderia tê-la violado? Quem é o juiz? O promotor? E o teu advogado? Qual pode ser a tua sentença?

A permissão de Deus não significa, porém o Seu desejo. Porque o Seu desejo é que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade” (ITm 2:4)
Deus não manda ninguém para o inferno, são as pessoas que vão por escolha própria.

Quando você decide continuar vivendo para si mesmo e não para Deus, está escolhendo separar-se de Deus nesta vida e na eterna. Ou seja, ir para o inferno.

É tudo muito simples e claro. E o acidente com Jonas, Érica e Késia nos ajuda a refletir com seriedade:
Se fosse você no lugar deles, estaria preparado para enfrentar o que se segue?

Nossos irmãos tiveram uma vida breve, mas fizeram uma escolha muito sábia. Em vida preferiram viver para Deus.
É por isso que apesar da dor, suas famílias estão seguras de que para Jonas, Érica e Késia aquele episódio trágico ficou para trás, e logo deu lugar à experiência mais maravilhosa e indescritível que o ser humano pode viver: Eles receberam vestes reluzentes, coroas de ouro, foram conduzidos por seres angelicais e puderam experimentar em seus corações o gozo que só pode ter quem se encontra com Jesus face a face.


“Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.” (ICo 2:9)


... E o pai amoroso conduziu sua filha preciosa com a sua daminha pura para o casamento com o Seu Rei...

E os convidados? Na terra, uma multidão parou em grande reverência para ouvir a Palavra do Rei (muitos talvez pela primeira vez). E no céu, os muitos anjos e santos que lá já estão sorriam pela chegada de filhos tão amados.


“Preciosa é, à vista do Senhor, a morte dos seus santos” (Sl 116:15)

Bárbara Guedes
Por amor aos irmãos que partiram e às tantas pessoas que ficaram e ainda não conhecem o Rei.


Obrigada Senhor Jesus pelas vidas de Jonas, Érica e Késia.

12 comentários

Anônimo

Lindas e abençoadas palavras Bárbara.
Que o nosso Deus continue a te usar, a te orientar.....
Rogo a Deus que envie o Espírito Santo, o nosso Consolador para estar no meio de nós e de toda familia enlutada.

Tenha uma noite abençoada!

Prof. Joselene, Lena

Daniela Queiroz (filha da irmã Lucimar)

Lindas palavras mesmo, fiquei emocionada com as sua palavras e feliz tambem pois estava muito confusa sobre tudo isso sem saber o que pensar, o que falar, Deus sabe de todas as coisas e usa pessoas como você para falar aos nossos coracões o que precisamos ouvir.Saiba que suas palavras mexeu muito comigo, li e refletir cada linha que você escreveu, que o Senhor continue te abençoando e te usando. Fica com Deus!!!

Anônimo

Q pena por essas pessoas q sofreram o acidente.. Ah e as suas palavras são muito lindas mexeram muito comigo q Deus continue te usando para abençaor pessoas!

Bete Lopes.

Oh, Bárbara, que notícia triste! Vi a notícia deste acidente, mas não sabia que se tratava de conhecidos. Conheci Jonas quando trabalhava aí. Sinto muito, mas como você mesma disse, é a vida.
Sábias palavras. Precisamos muito de pessoas como você que sabem confortar.

Fiquem com Deus! E que Ele continue amparando as famílias.

Um abraço!

Bete Lopes.

Bárbara Guedes 20 de maio de 2011 às 17:26

Agradeço os comentários de vocês e fico feliz em saber que a palavra tem chegado aos vossos corações trazendo luz, direção e paz. Que o Senhor da vida e da paz vos guie.

IONARA

ACHO LINDO COMO NOSSO DEUS USA AS PESSOAS PARA FALAR PALAVRAS CERTAS NO TEMPO CERTO. SUAS PALAVRAS FORAM "COMO MAÇÃS DE OURO EM SALVAS DE PRATA" PV 25-11. QUE O SENHOR TE INSTRUMENTALIZE A CADA DIA PARA LEVAR A PALAVRA DELE AOS CORACOES QUE ESTAO SOFRENDO.

Mateus Luiz

A palvra de DEUS nos garante que DEUs não nos dá provas alem do que possamos suportar e isso de fato tem acontecido em nossos dias.
Louvo ao pai eterno pelos exemplos nos deixados, que nos servem de preparação para quando chegar a nossa hora de encontarmos com DEUS.
Certa vez o próprio Jonas me disse que não devemos pedir a DEUS um fardo mas leve, e sim ombros mas resistentes.
Parece que ele já sabia que iriamos precisar.
Amiga Barbara DEUS, continue a te abençoar, fazendo de ti cada vez mais um instrumento afinado por ele. lindas e confortaveis palavras que muito nos ajudará a carregar as saudades deles. DEUS te abençoe

Edy

Barbara,
É impresssionante como vc tem o dom de confortar as pessoas na hora certa e com as palavras corretas.A dor é muito grande quando perdemos a quem ammamos e por mais que imaginemos só quem sabe é quem passa por ela. A nossa irmã Iara, tem um grande companheiro que é Deus,seus irmãos de fé e sua família. Essa dor a cada dia vai diminuindo até ficar numa doce saudade dos seus entes queridos.

Anônimo

LINDAS R SABIAS PALAVRAS BARBARA , FIQUEI TÃO COMOVIDA COM TANTAS PALAVRAS SABIAS SEI QUE DEUS USA AS PESSOAS EM TEMPO CERTO E SEI QUE DEUS USOU VC , LAMENTAMOS MUITO POR ESTA PERDA E FIQUIE A MEDITAR SOBRE TUDO O QUE SE PASSOU QUANDO VC DIZ...Se fosse você no lugar deles, estaria preparado para enfrentar o que se segue?EU ME ME FIZ ESTA PERGUNTA JA QUE EU E MINHA FAMILIA ESTAMOS AFASTADA DOS CAMINHOS DO SENHOR....QUE DEUS CONFORTE OS FAMILIARES POR ESTA PERDA LAMENTAMOS MUITO
20-05-2011

Anônimo

Querida Bárbara, Deus te abençoe por ter postado palavras inefáveis de conforto, exortação e amor. Comparei essa tragédia com nossos queridos irmãos, como um TSUNAMI, que arrasou vidas, arrebentou corações, destruiu sonhos, matou pessoas tão especiais e põs um fim no relacionamento de duas pessoas que se amavam e estavam dispostas a se amr por toda vida. Mas você com Sabedoria do alto traduziu muito bem essa catastrófe, quando usou esse paradóxo:"do trágico ao Sublime".Que Deus reconstrua essa família enlutada, Ele é Oleiro santo. bjs e saudades. Vilma Couto.

Um testemuna de Jeová

Deus nunca é a causa da maldade. A Bíblia deixa isso muito claro. Aqueles que atribuem a Deus a culpa por coisas tais como assassinatos e terrorismo estão difamando a ele. Veja o que Jó 34:10 diz: “Longe está do verdadeiro Deus agir ele iniquamente, e do Todo-poderoso agir injustamente!” De forma similar, Tiago 1:13 diz: “Quando posto à prova, ninguém diga: ‘Estou sendo provado por Deus.’ Pois, por coisas más, Deus não pode ser provado, nem prova ele a alguém.” Assim, se você tem passado por provações, esteja certo de que Deus não é o culpado disso.

Anônimo

Fiquei chocada com a notícia do acidente, mas até então não sabia q eram eles. Trágico saber que uma linda família tiveram "as pernas quebradas", por conta de um acidente, mas Deus está no controlo de tudo e irá confortá-los.
À família Queiroz, meus pêsames.

Postar um comentário

Deixe aqui a sua contribuição,pois a sua opinião me inspira.